in

Estudo indica que sintomas de menopausa podem ser controlados com dieta rica em soja

Dieta rica em soja poderia controlar os sintomas femininos durante a menopausa, segundo estudo.

Reprodução/Site oficial da Globo

Um novo estudo publicado pala revista científica “Menopause” (EUA) pode trazer alivio para as mulheres que estão passado pelo período da menopausa. O estudo, que foi feito pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa, indica que realizar uma dieta rica em soja pode controlar os sintomas femininos.

Publicidade

A pesquisa foi realizado por doze semanas e mostra que a ingestão de uma dieta rica em soja pode reduzir as ondas de calor no corpo feminino em até 84%, isso significa que passaria de cinco por dia a até uma máximo. Durante o estudo, 59% das voluntárias chegaram a se livrar totalmente das ondas de calor.

As ondas de calor são um dos principais incômodos às mulheres que estão entre a perimenopausa e a pós-menopausa. O distúrbio também proporciona a “sudorese noturna”, que faz com que a mulher acabe acordando encharcada de suor e tenha prejuízos no seu descanso.

Publicidade

O estudo foi batizado de “Women´s study for the alleviation of vasomotor symptons” (Estudo feminino para o alívio de sintomas vasomotores, em português) e não utilizou nenhuma medicação à base de hormônios ou qualquer tipo de extrato em suas voluntárias. Em reuniões semanais, muitas voluntárias chegaram a relatar que chegaram a perder peso e ter melhora em sua disposição e digestão.

Publicidade

Durante os testes, foi utilizado pelos pesquisadores uma combinação de dieta alimentar contendo baixo teor de gordura, sendo feita à base de plantas, e adicionando 1/2 xícara de grãos de soja cozidos diariamente (em uma sopa ou salada). As voluntárias do estudo relatavam ter no mínimo duas ondas de calor por dia antes do estudo.

Publicidade

Publicidade