in

Atenção com estas plantas venenosas; jogue-as fora se tiver em casa

Estas plantas são bem comuns e são conhecidas por serem venenosas ou tóxicas.

Reprodução/Tua Casa

Quem não gosta de ter um jardim repleto de plantas, certo? É até terapêutico contar com plantinhas para cuidar, regar todos os dias e manter a beleza da natureza em sua própria casa.

Publicidade

Porém, infelizmente, não é qualquer planta que se pode ter. Existem muitas delas que, embora comuns, são extremamente perigosas para a saúde humana e também dos pets. Cachorros, gatos e também crianças podem acabar se intoxicando com estas plantas. O descarte é indicado para evitar problemas.

No caso de ingestão de uma das plantas que trataremos abaixo, é indicado ir imediatamente ao médico e levar a foto da planta para ser possível identificar a espécie. Além disso, o contato com a pele também pode causar problemas, então, é de grande importância ter muita atenção!

Publicidade

Plantas domésticas venenosas

Copo de leite é uma flor muito bonita, mas embora seja atraente pela sua aparência, ela, assim como Comigo-Ninguém-Pode e o Tinhorão são muito tóxicas e nunca devem ser consumidas. Para cuidar dessas plantas, inclusive, é recomendado o uso de luvas. 

Publicidade

O pólem destas plantas, além da seiva delas, podem provocar reações na pele, como coceira, dor semelhante à queimadura, vermelhidão. Caso haja o contato, o indicado é lavar e evitar coçar. Se o problema persistir, é indicado buscar ajuda médica.

Publicidade

Também existem pessoas que apresentam sintomas como salivação, dificuldade para respirar, vômitos, enjoos, diarreia e outros. Medicamentos devem ser administrados após uma reação por ingerir uma das plantas citadas.

Outra planta venenosa é a Bico de Papagaio. Também conhecida como Poinsétia, esta planta possui uma seiva venenosa. Em contato com a pele, ela pode causar o surgimento de bolhas, produção de pus, queimadura e em caso de ingestão, pode ocorrer inchaço de lábios e boca. Então, evitar a ingestão desta planta é regra.

Taioba-brava é um outro exemplo de planta venenosa comum de se encontrar em residências: ela não pode ser ingerida e nem entrar em contato com a pele, podendo levar a problemas sérios de saúde.

A Espirradeira é uma planta tóxica que pode causar riscos à vida de uma pessoa adulta. Cerca de 18 gramas da planta pode deixar a saúde de uma pessoa de 80 kg comprometida. 

Então, para garantir que sua família não passe por riscos por causa destas plantas, o indicado é fazer o descarte ou manter fora do alcance de crianças e animais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.