in

Artrite, artrose e osteoporose: diferenças de cada uma dessas doenças que acomete mais o público feminino

A doença pode acometer tanto homens e mulheres, mas a maior incidência ocorre no público feminino.

Melhor com Saúde

O corpo sempre dá sinais quando alguma coisa não está indo bem. No entanto, os sintomas iniciais de uma doença podem ocorrer de forma semelhante podendo causar até mesmo um diagnóstico inicial equivocado.

Publicidade

O presente artigo irar tratar sobre a artrite, artrose e osteoporose, sendo as três doenças crônicas e degenerativas. Ainda não existe um tratamento eficaz que consiga reverter o quadro clínico dessas enfermidades.

Por isso, o tratamento médico é necessário, e na maioria dos casos é usando medicamentos paliativos, terapias focadas em diminuir a inflamação, a rigidez e a dor dos pacientes que sofrem com essas condições. Vale ressaltar que as três enfermidades que foram citadas possuem maior incidência no público feminino.

Publicidade

Artrose

No centro das doenças reumáticas, a artrose incide de forma mais comum, esta doença tem origem presente na degeneração da cartilagem. A cartilagem é um tecido que recobre o extremo dos ossos e que ajuda na movimentação evitando que toquem uns nos outros.

Publicidade

A cartilagem pode perder sua resistência e qualidade, o que ocasiona o aparecimento da rigidez, dor e a inflamação. A enfermidade atinge os quadris, joelhos e tornozelos. O processo de dor costuma se acalmar quando a pessoa consegue descansar e ficar em repouso.

Publicidade

Osteoporose

É uma doença sistêmica, crônica e desgastante que afeta os ossos. O tecido dos ossos se renovam constantemente, formando estruturas novas e descartando os velhos, em alguns casos, como por exemplo, no período da menopausa, este equilíbrio se altera, sendo esse um fator incidente que favorecem a doença nas mulheres.

Artrite

A artrite pode incidir em crianças ou indivíduos com uma vida muito ativa, atletas e pessoas que mantêm um ritmo de trabalho intenso e exigente. Suas origens são várias, mas pode se citar a imunológica, onde o sistema imune reage de forma adversa contra a membrana sinovial (camada de tecido que recobre a parte interna da cápsula articular).

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.