in

Harry Potter, calça skinny e cafezinho: conheça de uma vez por todas o significado da palavra ‘cringe’

A palavra tomou conta das redes sociais nos últimos dias e criou uma verdadeira treta de gerações.

ND Mais

Nos últimos dias, uma discussão tem dividido opiniões e causado uma verdadeira treta de gerações na internet. Afinal, o que é cringe?

Publicidade

Para aqueles que compõem a chamada geração Z, que são os jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010, cringe se tornou sinônimo de pessoas que possuem costumes, gostos ou até mesmo objetos e roupas fora de moda ou cafonas.

A palavra é normalmente usada como um adjetivo para coisas feitas por millennials, que são as pessoas nascidas entre 1980 e 1996, que, na visão da geração Z, causam vergonha alheia.

Publicidade

Diversos hábitos e costumes estão listados como cringe pelos atuais jovens. Entre elas estão: tomar café da manhã, tomar o famoso cafezinho, usar palavras como litrão ou boleto, usar a popular calça skinny, gostar de Harry Potter ou até mesmo dos filmes da Disney. A lista é imensa.

Publicidade

A palavra tomou conta das redes sociais nos últimos dias. No Instagram, a hasgtag cringe já alcançou a marca de mais de 23 milhões de citações. No Tiktok, posts com a mesma tag já alcançaram incríveis 10,5 bilhões de visualizações. Além disso, no Google, um dos maiores termômetros de popularidade dos temas que circulam pela internet, a busca pelo termo subiu mais de 70% após a onda cringe.

Publicidade

Qual o verdadeiro significado?

A palavra que viralizou nos últimos dias trata-se, na verdade, de um verbo originário da língua inglesa. Segundo o dicionário de Cambridge, há dois possíveis significados para o termo: sentir-se muito envergonhado ou constrangido; ou encolher-se ou recuar com medo de alguém ou algo que pareça poderoso ou perigoso.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.