in

Para que serve e qual a melhor maneira de limpar a cera de ouvido com segurança

A cera de ouvido tem grande importância para a saúde auditiva e poucas pessoas sabem disso.

G1

A cera do ouvido tem funções importantes dentro do canal auditivo e muita gente desconhece esse detalhe. Por causa disso, a otorrinolaringologista britânica Gabriel Jessie Weston começou uma pesquisa para descobrir as melhores e piores formas para poder limpar a região.

Publicidade

Para que serve a cera de ouvido?

A especialista explicou que ela evita que o revestimento interno do ouvido seque e rache, ou seja, a cera faz uma blindagem a sujeiras e água, ajudando a prevenir infecções.

Quando uma pessoa está mastigando as mandíbulas se movimentam. Nesse momento a cera vai se movendo lentamente em direção ao orifício do ouvido, local onde na maioria das vezes seca e cai. No geral, a cera de ouvido se torna um problema quando sua produção é em excesso, pois pode provocar bloqueio, causando dor ou até perda auditiva.

Publicidade

Muitos produtos que estão à venda no mercado prometem limpar e remover a cera do ouvido, mas a verdade é que na maior parte das vezes os canais se limpam sozinhos. Veja o que não usar na limpeza dos ouvidos e descubra os métodos mais seguros.

Publicidade

Cotonetes

Muito usado para a limpeza dos ouvidos, porém o fabricante do produto não recomenda que seja usado dentro do canal. É preciso ter cuidado, pois o que realmente acaba acontecendo é que a pessoa empurra a cera para regiões profundas difíceis de se limpar. Em alguns casos, se o cotonete for introduzido muito profundamente no canal auditivo há o risco de perfurar o tímpano. Isso pode fazer com que se tenha uma perda temporária da audição e até mesmo sangramento na região.

Publicidade

Velas

Os cones ou velas de ouvido são comercializados com a promessa de se livrar da cera. A vela é introduzida dentro na orelha e acesa dentro de um cone. Contudo, estudos já apontaram que esse procedimento não é eficaz para remover a cera e tem o risco de provocar queimadura e danos ao tímpano.

Gotas

Alguns produtos que são vendidos em farmácias contêm ingredientes que amolecem a cera, permitindo dessa maneira que ela siga o curso natural, mas também pode provocar irritação em indivíduos que tenham a pele mais sensível.

Irrigação

Essa técnica é feita sob recomendação médica que usa uma seringa ou bulbo para a lavagem do ouvido. O procedimento deve ser acompanhado por um especialista devido aos riscos de danos ao tímpano.

Microsucção

Esse tipo de técnica é oferecida por algumas clínicas que usam a microssucção para a remoção da cera. Com o uso de um microscópio, um especialista aciona um dispositivo que aspira a cera. O procedimento é considerado seguro e eficiente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade