in

Conheça 6 doenças que manifestam sinais através da boca

Ficar atento a problemas na boca pode ser o primeiro passo para identificar uma condição que atinge o corpo todo.

Dica Online/Montagem

Cuidar do corpo é extremamente importante para ter uma boa saúde. Ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e também procurar ter uma noite de sono revigorante, são algumas coisas que ajudam a manter o corpo saudável. Quando algo não vai bem no corpo, ele avisa com alguns sinais.

Publicidade

Por isso, é extremamente importante ficar atento aos sinais que o corpo dá quando alguma coisa não está indo bem no organismo. Muita gente não sabe, mas a boca pode revelar alguns problemas de saúde de um indivíduo. Para cuidar bem da boca como um todo, é preciso visitar o dentista regularmente.

Esse artigo vai elencar algumas doenças que se manifestam pela boca e provavelmente você não sabia. Fique alerta e qualquer sintoma procure ajuda de um profissional da área, pois somente ele vai poder dar o diagnóstico certo e orientar o tratamento correto.

Publicidade

Sífilis

Um dos primeiros indícios dessa infecção provocada por uma bactéria é uma ferida na gengiva que acaba demorando para cicatrizar. A doença também pode provocar úlceras e placas avermelhadas nessa região.

Publicidade

Leucemia

Esse é um tipo de câncer que afeta as células do sangue e um dos sintomas é a inchação na gengiva que acaba deixando a pessoa mais propensa a ter sangramentos espontâneos sem nenhum motivo aparente.

Publicidade

Anemia

A ausência de glóbulos vermelhos que estejam saudáveis provoca no corpo alguns sintomas como cansaço, palidez, tontura e dificuldade para respirar. Outro tipo de indício é uma língua com aparência mais lisa. O ideal é que esse músculo esteja sempre com uma aparência mais brilhante e áspera.

Câncer de boca

O vírus HPV que é transmitido durante a relação intima, é um dos principais fatores que leva ao câncer de colo de útero, além de estar associado em vários tumores que atingem cabeça e pescoço. Na boca, acaba formando verrugas que evoluem para um problema mais sério. Se notar uma afta ou lesão que não some é bom procurar um médico para avaliação.

Diabetes

A glicemia alta pode acabar provocando problemas de mau hálito. Esses pacientes podem apresentar gengivite, que é uma inflamação que acomete as gengivas deixando a região mais sensível.

Cirrose hepática

Vários fatores podem provocar lesão no fígado, entre eles a gordura, álcool e algum tipo de vírus. Se o problema não for tratado a tempo e da forma correta pode comprometer a saúde definitivamente se tornando um problema crônico.

Publicidade