in

Fique alerta aos 5 sinais que seu corpo dá quando a imunidade está baixa

É preciso ficar atento, pois quando algo não vai bem no organismo, ele dá alguns indícios.

DicaNet

Ter o sistema imunológico forte é importante para que o organismo possa combater qualquer invasor indesejado. Ter a imunidade baixa é algo mais abrangente do que apenas sentir cansaço, queda de cabelo ou mesmo unhas enfraquecidas. Esses indícios sãos sinais de alerta, mas podem não ter relação com problemas de imunidade.

Publicidade

Existem vários fatores que o profissional de saúde vai precisar considerar antes de fazer o diagnóstico de que um paciente tem a imunidade baixa. Primeiramente, é necessário saber que a imunidade de uma pessoa cai por dois principais motivos, o primeiro é predisposição genética e o outro é a exposição do organismo a situações que culminem na perda do equilíbrio imunológico.

Os dois fatores citados anteriormente pode ser desencadeados no organismo por situações diferentes, entre elas pode-se citar: tratamento quimioterápico, abuso de drogas e álcool, exposição à radiação, doença crônica, exercício físico em excesso, estresse, deficiência de vitaminas no corpo, hábitos alimentares ruins e alguma enfermidade que faz o organismo perder proteína.

Publicidade

Esse artigo vai elencar 5 sinais que podem indicar que você esteja com a imunidade baixa.

Publicidade

Pneumonia

Ter dois ou mais quadros de pneumonia no mesmo ano pode ser um indício que a imunidade esteja baixa. Os sintomas da doença são calafrios, febre, dificuldade para respirar, dor no peito, cansaço, perde apetite, tosse e dores no corpo.

Publicidade

Otite

A otite é uma inflamação que atinge o ouvido provocando um acúmulo de líquido. Caso a doença acometa a pessoa de forma repetitiva, sendo oito ou mais vezes no mesmo ano, é um indicativo de que o sistema imune não esteja funcionando bem. A condição apresenta sintomas como forte dor no ouvido, coceira, febre e secreção.

Estomatite

Essa condição provoca lesões na gengiva e boca podendo acometer um indivíduo repetidas vezes, caso a imunidade esteja baixa. A infecção é provocada por fungos que deixam pontos esbranquiçados e escamoso na língua.

Furúnculo ou abcesso

O problema provoca erupções com pus na pele, causando dor no paciente. Dependendo do caso pode até provocar febre. O furúnculo costuma atingir especialmente a região do pescoço, nádegas, virilhas, seios e face.

Diarreia crônica ou infecção intestinal

Muita gente sofre com problemas no intestino, mas é necessário ficar atento, pois vários motivos podem desencadear esse tipo de situação. No entanto, a diarreia frequente e problemas que atingem o intestino podem estar relacionados à infecções, sendo um importante alerta para a baixa imunidade.

Vale frisar que é necessário buscar ajuda médica quando perceber que algo não vai bem. Somente o profissional da área pode dar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade