in

O que é aracnoidite? Doença matou a atriz Mabel Calzolari, aos 21 anos

Mabel Calzolari atuou em novelas da TV Globo e morreu ontem, após sofrer parada cardiorrespiratória.

Instagram Mabel / Scielo

A atriz Mabel Calzolari morreu aos 21 anos, nesta terça-feira (22), após sofrer parada cardiorrespiratória. A morte foi noticiada pela também atriz e amiga Monique Curi. No Instagram, ela escreveu que “com muita tristeza, informo que foi constatada a morte cerebral da nossa estrelinha”.

Publicidade

Mabel deixa um filho, Nicolas. Em 2019, a atriz foi submetida a uma punção na coluna espinhal. A raquianestesia é um tipo de anestesia usada durante o parto. Desde então, Mabel desenvolveu a aracnoidite torácica, uma doença rara.

Mas afinal de contas, o que é aracnoidite? A doença é muito rara. O paciente é diagnosticado com a aracnoidite quando há inflamação de uma membrana bem fina, a aracnoide, que envolve o sistema nervoso central.

Publicidade

A aracnoide está presente em diversas partes do corpo humano: em volta do cérebro, na coluna lombar, na coluna cervical e na coluna torácica. A doença que Mabel tinha era a aracnoidite torácica justamente por causa da localização da inflamação.

Publicidade

Todas as mulheres que fazem cesárea correm risco de desenvolver a doença? Não. A aracnoidite, de acordo com o médico Marcelo Valadares, neurocirurgião da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Hospital Albert Einstein, é uma doença muito rara. “Não é uma complicação frequente e nem esperada”, disse ele em entrevista ao UOL. 

Publicidade

Morte de Mabel repercute

A atriz que atuou em Malhação e em Orgulho e Paixão deixa um filho. Nas redes sociais, famosos como Tatá Werneck e João Fernandes, ex-noivo e pai do filho de Mabel, se despediram da atriz que morreu de forma precoce.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!