in

Conheça os sintomas mais comuns da vacina contra Covid-19; especialista orienta atitude em caso de reação

Entenda o que fazer no caso de uma reação após ser vacinado contra o coronavírus.

G1/UOL

Algumas pessoas têm demonstrado medo de se vacinar contra o coronavírus com receio dos efeitos colaterais que podem ocorrer com o imunizante. No entanto, é importante ressaltar que os benefícios com a vacinação são muito maiores do que um efeito colateral que são passageiros.

Publicidade

Dor de cabeça, cansaço, dor no braço e febre são alguns dos sintomas que costumam ser relatados após ter tomado a vacina contra a Covid-19. A verdade é que esse tipo de reação é comum em outros tipos de imunizantes, como a vacina antitetânica, por exemplo. Os efeitos são parecidos com o de um resfriado e indicam que o organismo está formando uma resposta imunológica. Esses sintomas acabam desaparecendo alguns dias depois, apontam os especialistas.

Os médicos afirmam que isso não quer dizer que a pessoa foi infectada e, ao mesmo tempo, tranquilizam aqueles que não tiveram nenhum tipo de efeito colateral após o imunizante. Se você não tiver nenhum sintoma após ter sido vacinado não quer dizer que o imunizante não tenha tido efeito, pois cada organismo reage de uma maneira diferente.

Publicidade

De acordo com o imunologista, João Viola, que é presidente do comitê cientifico da Sociedade Brasileira de Imunologia, efeitos colaterais têm sido mais relatados pela população mais jovem, mas fez questão de ressaltar que os sintomas não são motivo de preocupação.

Publicidade

Principais efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

As reações mais comuns são recorrentes nos diferentes tipo de vacinas contra a Covid-19 (e também para outros imunizantes), conforme informação de especialistas. Suzie Gomes, gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, disse que 95% dos efeitos colaterais relatados pelos imunizados são leves e moderados.

Publicidade

Os efeitos que são considerados mais comuns são dor, indisposição, cansaço, dor de cabeça, náuseas, dor muscular ou na articulação, sensação de calor, hematoma ou coceira no local onde o imunizante é aplicado, febre, diarreia, coriza, calafrio, podem atingir 1 a cada 10 indivíduos.

O que fazer no caso de reação da vacina contra a Covid?

Caso tenha alguma reação leve ou moderada, os especialistas recomendam uso da medicação sintomática, hidratação, boa alimentação e repouso. A Anvisa alertou para que a população brasileira não faça uso indiscriminado do paracetamol.

Publicidade
Publicidade
Publicidade