in

Acusada de aborto, grávida que sofreu acidente foi condenada a 30 anos de prisão

A jovem caiu da escada quando estava com 8 meses de gestação e sofreu um aborto.

G1

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes na vida da maioria das mulheres. Nesse período, a futura mãe começa a preparar o enxoval do bebê e cuida de todos os detalhes para que sua chegada seja tranquila e bem harmoniosa. Esse é o caso de Sara Rogel, uma jovem mãe de El Salvador que está a no oitavo mês de gestação quando seu mundo virou de cabeça para baixo.

Publicidade

Sara era uma jovem feliz, estava cursando o último ano da faculdade de enfermagem e aproveitava os momentos finais da gestação. Ela esperava por uma menina quando, segundo ela, um acidente fez com que ela deixasse para trás todos os seus sonhos.

A jovem teria caído da escada

A jovem contou que estava em casa quando sofreu um acidente, ela caiu da escada e ficou inconsciente. Ainda desacordada a moça foi levada para o hospital e infelizmente sofreu um aborto, por causa da queda. Quando acordou, e sem saber o que tinha acontecido, a jovem já estava detida pela polícia.

Publicidade

Após alguns dias de julgamento, a estudante foi condenada a 30 anos de prisão, acusada de aborto, segundo a condenação (homicídio qualificado). Em El Salvador, existem muitos casos como o de Sara. Muitas mulheres que sofreram aborto espontâneo, ou que algum acidente causou o aborto, estão presas sob a acusação de homicídio. O país é extremamente conservador e quando uma mulher chega ao hospital com indícios de perda da gravidez, a maioria dos profissionais chamam a polícia.

Publicidade

Ela ficou mais de 6 anos presa

Sara ficou mais de 6 anos presa em uma penitenciária feminina e somente depois de muita luta conseguiu ser libertada. Assim como ela, centenas de mulheres que perderam suas crianças ainda estão presas esperando por justiça.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.