in

Ex-catadora de latinhas vira atleta e escala o Monte Everest

Aretha Duarte conseguiu escalar o Monte Everest e conquistar feito histórico.

Agência Brasil - EBC

Em maio deste ano, a paulista e ex-catadora de latinhas, Aretha Duarte, conseguiu conquistar um grande feito, se tornou a primeira negra latino-americana a escalar o Monte Everest. Após economizar o dinheiro necessário juntando recicláveis e até participando do programa do Caldeirão do Huck, Aretha conseguiu realizar seu sonho.

Publicidade

Quem é Aretha Duarte

Aretha Duarte, de 37 anos, nasceu e cresceu na periferia de Campinas, estado de São Paulo. Aretha e sua família ainda vivem até hoje no bairro Jardim Capivari. Ela foi a única integrante da família a conseguir concluir o ensino superior.

“A Aretha se formou no curso de Educação Física, onde conheceu o montanhismo”, segundo ex-gari, ela se apaixonou pelo esporte e trabalha desde 2011 como guia de escalada. Ela já trabalhou como guia em várias montanhas pelo mundo, como o Aconcágua, na Argentina, e o Kilimanjaro, na Tanzânia.

Publicidade

Caminho até chegar ao seu objetivo

Querendo alcançar objetivos maiores, a montanhista disse que ao ver uma foto do Vale do Silêncio ela disse “eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar”. Este lugar trata-se do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo possuindo 8.848 metros de altura, situado na Cordilheira do Himalaia, entre as fronteiras da China e do Nepal.

Publicidade

Porém, para realizar esta expedição e chegar no topo, além de muito esforço e preparação é preciso pagar um valor de aproximadamente 400 mil reais. Aretha foi para as ruas junto com seus familiares e amigos para juntar recicláveis e conseguir o dinheiro. 

Publicidade

Participando até do programa de televisão de Luciano Huck para conseguir o dinheiro, a montanhista passou um ano e meio juntando lixo reciclável e conseguiu aproximadamente 130 toneladas, o que equivale a a 110 mil reais. Para completar o valor restante, empresários e patrocinadores arcaram com o restante do dinheiro.

Após dois meses de expedição, com inúmeros desafios, Aretha conseguiu chegar ao topo do Monte Everest no dia 25 de maio de 2021. A montanhista é a primeira mulher negra latino americana e sexta brasileira a chegar no topo da montanha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade