in

Especialistas explicam como descobrir se alguém está mentindo

Aprenda técnicas para descobrir se uma pessoa está falando a verdade para você.

O Globo

A mentira é um dos fatores que mais prejudicam um relacionamento e também é muito usada para acobertar crimes e encobrir traições, por isso, muitas pessoas buscam pesquisar por meios que podem ser usados para descobrir se uma pessoa está mentindo. Então, veja algumas evidências que podem indicar a mentira de alguém.

Publicidade

Como descobrir se alguém está mentindo

A primeira coisa que deve ser considerada é o contato visual da pessoa. Apesar de muitos pensarem que quando alguém desvia o olhar é indício de que está mentindo, especialistas apontam o contrário, eles dizem que quando alguém mantém um contato visual excessivo, é porque seu subconsciente está tentando camuflar a mentira, então, fique atento ao contato visual de uma pessoa durante uma conversa.

As mãos também podem ser um indicativo de que alguém está mentindo. Quando alguém mente, a tendência é de que essa pessoa esconda a palma de suas mãos. Fique atento a mão no nariz, mão cobrindo a boca, mão na nuca ou nos bolsos, quando alguém é sincero tende a conversar também com as mãos.

Publicidade

Preste atenção ao movimento dos olhos da pessoa que está contando seu relato, pois, estudos indicam que quando uma pessoa que é destra e precisa lembrar algo, olha para cima a esquerda, se ela estiver inventando algo, ela olha para cima a direita, usa-se a mesma norma, mas ao contrário, para os canhotos.

Publicidade

Os olhos falam 

Outra maneira de identificar um mentiroso é através do atraso na resposta a algo que ele acabou de afirmar. Se uma pessoa demorar para dizer que sim ou que não, a uma afirmação que ele mesmo acabou de fazer, ele provavelmente está mentindo.

Publicidade

A forma da pessoa falar também pode ser um indício de que está mentindo. Isso acontece quando a pessoa repete a mesma frase quando nega ou afirma algo, não responde diretamente a uma pergunta, fazendo outra em cima e depois disso muda de assunto, sendo um forte indício de mentira. Gaguejar ou usar palavras rebuscadas que não estão em seu vocabulário usual e dar muitos detalhes também são indicativos de mentira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.