in

Neomicina: não use em crianças sem saber disto antes

Conheça algumas considerações importantes e cuidados especiais que devem ser tomados ao usar Neomicina em bebês e crianças pequenas.

Pixabay

A Neomicina, popularmente conhecida como “Nebacetin”, é uma pomada antibiótica de uso externo que combate diversos tipos de infecções de pele e de mucosas, auxiliando na contenção das bactérias no local de lesão do tecido e na cicatrização corretado mesmo.

Publicidade

Essa pomada pode ser usada tanto em adultos quanto em crianças sem muitas restrições. Porém, existe um cuidado especial com relação ao uso da Neomicina em bebês e crianças pequenas, em especial em recém-nascidos e prematuros. O uso de Neomicina deve ser evitado, e somente feito com recomendação e acompanhamento médico nessa faixa etária.

Esse cuidado especial com a Neomicina se dá pelo fato que, no organismo de crianças muito pequenas e ainda em formação, os componentes da pomada podem levar mais tempo para ser metabolizados, fazendo com que esse medicamento se torne tóxico para o bebê.

Publicidade

Além disso, em crianças muito pequenas, na faixa etária de 0 a 2 anos, o uso de Neomicina deve ser feito somente com recomendação pediátrica, uma vez que o medicamento tem efeito nas funções renais e pode ser maléfico para essa faixa etária se for usado em excesso ou incorretamente.

Publicidade

Neomicina para tatuagem? Conheça o melhor método

Publicidade

Um cuidado especial que deve ser dado ao uso de Neomicina em crianças de qualquer idade é no caso de surgimento de coceira, irritação, vermelhidão e “empolação” após o uso da pomada na criança. Nesses casos o uso deve ser suspenso imediatamente, se possível o local deve ser lavado para a retirada do medicamento e um médico deve ser consultado, pois a criança pode ser hipersensível à Neomicina.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Evandro

O mundo do entretenimento é a minha vida.