in

Homem ‘toma pau’ 192 vezes na prova da autoescola e acredite, ele ainda não desistiu e vai continuar tentando

Pelas contas do candidato, são 17 anos tentando tirar a sua habilitação, mas sem sucesso.

Doutor Multas/Divulgação

Um caso peculiar na Polônia está repercutindo de maneira viral em todo o planeta. Um homem de 50 anos de idade, após inúmeras reprovações nos exames da autoescola, decidiu contar o número de vezes que não havia conseguido passar na prova, e descobriu que já reprovou 192 vezes nos últimos 17 anos. Apesar disso, continua firme no propósito de tirar a sua habilitação.

Publicidade

As informações foram inicialmente publicadas pelo Notes from Poland. De acordo com o site, o homem mora na cidade de Piotrków Trybunalski, no país do leste europeu, e já teria gasto a quantia aproximada de 1,3 mil euros (cerca de R$ 8,5 mil na atual cotação de mercado) levando em consideração todas as reprovações.

Como no Brasil, os poloneses que pleiteiam tirar a habilitação precisam passar por um exame teórico seguido da prova prática. Não existe um limite para o número de tentativas, o que justificam as impressionantes 192 reprovações. A taxa de aprovação geralmente varia entre 50% e 60% para o teste teórico, enquanto é geralmente inferior a 40% para o prático, demonstrando o quão difícil é passar nas provas da autoescola no país.

Publicidade

O caso deste homem de 50 anos não é isolado. De acordo com o site TVP, um candidato que mora na mesma cidade tentou 40 vezes. Outro aluno, na cidade de Opole, registrou 113 tentativas.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

A situação está sendo debatida por autoridades do país. Muitos acreditam que a legislação polonesa deva impor um limite máximo de tentativas, tendo em vista que o candidato, nessas condições, certamente não terá condições de guiar um automóvel com segurança pelas ruas da Polônia. “Deveria haver um regulamento na Polônia que proibisse um candidato de fazer o exame mais de 20 ou 30 vezes”, argumentou Stanisław Kobusiewicz, instrutor de direção citado pela TVP.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com