in

Carreira no mercado financeiro: qual o cenário para o futuro?

A era digital provocou muitas mudanças nos padrões de consumo da sociedade e o mercado financeiro, por sua vez, tem buscado se modernizar ainda mais para atender as necessidades e se adequar aos novos comportamentos.

São Paulo, SP 9/3/2021 – A transformação digital possui um grande impacto por toda a população.

Publicidade

Por conta do contexto atual em relação a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o mundo todo está passando por uma fase de mudanças e reestruturações. E assim, consequentemente, também tem sido para o mercado de trabalho e em especial, para o mercado financeiro.

De acordo com uma matéria publicada no ano de 2018 no blog Na Prática, o mercado financeiro é atraente principalmente aos profissionais que estão iniciando a carreira, devido às promessas de estabilidade, constante expansão com o apoio da tecnologia, locais que utilizam a meritocracia para crescimento próprio e bons salários. Entretanto, por ser uma indústria bastante ampla, construir uma carreira profissional neste ramo exige conhecimento e comprometimento.

Publicidade

Portanto, até que ponto é interessante investir em uma ocupação dentro do mercado financeiro?

Publicidade

É necessário destacar que o mercado financeiro possui diferentes empresas dentro do seu próprio meio. Dentre estas, destacam-se os bancos de varejo, bancos de investimentos, corretoras, seguradoras, entre outros. Porém, todas as opções possuem uma coisa em comum: a necessidade de estabelecer uma presença digital.

Publicidade

Há alguns anos atrás, a idealização de carreiras duradouras era bastante comum. Contudo, com a globalização e especialmente, o cenário pandêmico, nota-se que existem instâncias maiores e totalmente imprevisíveis.

A transformação digital possui um grande impacto por toda a população, pois além do surgimento de novas demandas, surge a necessidade de construir uma versão online do negócio. Com isso, é preciso trabalhar com o atendimento ao cliente e principalmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias para obter destaque.

É cada vez menos comum ir presencialmente a uma agência bancária. Principalmente em virtude das fintechs, ou bancos 100% virtuais, há uma infinidade de recursos nas pontas dos dedos através de aplicativos, ou do Internet Banking, para resolver dúvidas ou possíveis problemas.

Pensando nestas conveniências, surgem corporações dispostas a oferecer soluções cada vez mais tecnológicas e personalizadas. Atualmente, estas instituições contam com a inteligência artificial e um conjunto de práticas para desenvolvimento de softwares, operações e processos automatizados para atenderem o usuário final.

Sendo assim, mesmo com tantas variações, ainda é relevante planejar uma carreira a médio ou longo prazo no mercado financeiro. Apesar de ser um ramo bastante tradicional, a área se apoia progressivamente nas soluções tecnológicas.

Além disso, para integrar este ramo e se tornar um profissional desejado, é essencial que a capacitação seja ainda mais pensada na transição digital pois tanto o presente, quanto o futuro, estão apostando nestas modificações.

Para entender ainda melhor a indústria e as suas necessidades, a CPQi realizará um evento totalmente gratuito, online e será destinado a aqueles que possuem curiosidade sobre o ramo.

O encontro acontecerá no dia 18 de março a partir das 18:00 do horário de Brasília e apresentará palestras sobre o assunto, bate-papo com especialistas da área, além de trazer à tona um aprofundamento sobre a plataforma Calypso.

Em síntese, o sistema Calypso propicia soluções customizáveis de front-to-back que são programadas para atender as necessidades do ramo e trazer resoluções para a jornada de capacitação profissional.

Para reservar uma vaga neste evento, basta acessar o site da CPQi e realizar o cadastro em https://cpqi.com/hrcalypso.

Website: https://cpqi.com/hrcalypso

Publicidade