in

Forte terremoto atinge México e alerta de tsunami para a América é confirmado; podem ser várias ondas

Abalo, com epicentro no estado mexicano de Oaxaca, foi de magnitude 7,4, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

O Globo / G1 - Montagem: Fernando Borges

Nesta terça-feira, 23 de junho, o México viu em seu território um forte terremoto. Segundo as primeiras informações, o terremoto que atingiu a Costa do país teria chegado a 7,4 graus na chamada Escala Richter. O governo dos Estados Unidos, após confirmar o terremoto, emitiu ainda um alerta de tsunami para uma região da América Central, que contempla alguns países. 

Publicidade

A possível tsunami  poderia atingir, além do México, países como Honduras, Guatemala e El Salvador. O epicentro do terremoto teria ocorrido no chamado estado de Oaxaca, mas pôde der sentido até mesmo na capital. De acordo com informações de O Globo, pelo menos uma pessoa teria morrido em Oaxaca em virtude dos fortes tremores. 

O Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos confirmou que ondas gigantes podem atingir a América. Essas ondas poderiam ultrapassar a altura de três metros. O órgão explicou que podem ser várias ondas seguidas e que não necessariamente a primeira é maior. Além disso, essas ondas conseguiriam ser capazes de ter um espaçamento entre elas de uma hora ou mais. 

Publicidade

“A onda inicial pode não ser a maior. O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial”, disse o órgão. Veja abaixo um vídeo que mostra parte de uma praia do México com as águas do mar retrocedendo. Segundo a mídia local, as águas teriam recusado de quinze a vinte metros. 

Publicidade

Nas redes sociais, pessoas que estavam no México compartilharam seus relatos do terremoto. Outras também manifestaram preocupação em relação às possíveis tsunamis. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por FERNANDO B

As melhores notícias você encontra por aqui. Conheça essas e outras histórias.