Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, em março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém uma postura em defesa da economia. Se dependesse exclusivamente dele, muitas atividades comerciais não teriam parado. Nesta segunda-feira (22), Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto.
Em entrevista ao canal BandNews, Bolsonaro fez um apelo a governadores e prefeitos, responsáveis pela reabertura ou não dos estados e cidades, e afirmou também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) cometeu equívocos no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
“A gente apela aqui aos senhores governadores e prefeitos que obviamente com responsabilidade comecem a abrir o comércio”, afirmou o presidente. Em relação aos equívocos da OMS, Bolsonaro não deu detalhes de quais seriam.
No início da noite desta segunda, o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil havia chegado a 51.271 mortes em decorrência da Covid-19. O país é o segundo em todo o mundo em número de casos e de mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, onde já morreram mais de 120 mil pessoas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.
Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI
Muitas cidades brasileiras tem tentado voltar a abrir o comércio. No estado de São Paulo, por exemplo, as cidades foram classificadas por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho), que indicam se a reabertura deve ou não ser feita.
Algumas cidades reabriram o comércio, mas voltaram atrás e retornaram ao isolamento. Caso de Campinas, no interior de São Paulo, que viu o número de casos crescer após reabertura e decidiu fechar novamente shoppings e demais comércios.