in

Bolsonaro recebe triste notícia em meio à pandemia e passa vergonha

Ranking de avaliação dos governos durante pandemia do novo coronavírus tem Brasil na última posição.

Flickr Alan Santos

O instituto alemão Dalia Research fez um levantamento que ouviu 124 mil de 53 países diferentes entre os dias 20 de abril e 3 de junho. Os resultados da pesquisa que avaliou ações dos governos federais durante a pandemia do novo coronavírus constam no Índice de Percepção da Democracia 2020 (DPI – Democracy Perception Index).

Publicidade

“Pessoas de todo o mundo julgam a resposta de seu governo a COVID-19”, diz o título da pesquisa. A resposta dada pelos brasileiros coloca o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em situação vergonhosa perante o mundo. O Brasil ocupa a última posição do ranking. O resultado mostra a insatisfação de boa parte da população com as ações governamentais em tempos de pandemia.

O Brasil aparece na lanterna do ranking mundial com 34% de avaliação. Na sequência, aparece o Chile, também na América do Sul, com 39%. França e Espanha vêm em seguida com 46% e 50%, respectivamente. O top 5 negativo é fechado pelo Japão, que recebeu 52% de avaliação.

Publicidade

Os países melhores avaliados são a China e o Vietnã, com 95% cada um. Curiosamente, o novo coronavírus se espalhou para todo o mundo através do país asiático. Grécia e Malásia vêm em seguida, com 89% cada. Logo depois vêm Irlanda e Taiwan, com 87% cada um.

Publicidade

Os Estados Unidos, país com o maior número de casos e de mortes por Covid-19 em todo o planeta – são mais de 100 mil óbitos – recebeu 53% de avaliação e também aparece na parte de baixo do ranking. O Brasil é o segundo colocado em número de casos – quase 1 milhão – em número de óbitos – mais de 45 mil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!