in

Renata anuncia ao vivo no JN que hidroxicloroquina não funciona e Globo é criticada

Reportagem exibida no telejornal foi baseada em decisão da agência americana FDA.

Reprodução Globo

A polêmica envolvendo o uso da hidroxicloroquina nos pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15), após a FDA, agência americana que regula alimentos e remédios, cancelar a autorização para uso do remédio em hospitais para tratamento da Covid-19,

Publicidade

A decisão foi notícia em todo o mundo e ganhou reportagem no Jornal Nacional. A jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do JN ao lado de William Bonner, foi quem chamou a reportagem direto dos Estados Unidos. 

“A agência americana que regula alimentos e remédios cancelou hoje a autorização de emergência que permitia o uso da hidroxicloroquina em hospitais para o tratamento da Covid”, afirmou Renata Vasconcelos, antes de a reportagem entrar no ar.

Publicidade

A FDA chegou à conclusão de que é improvável que os remédios cloroquina e Hidroxicloroquina sejam eficazes no tratamento de pacientes com a Covid-19. A decisão foi tomada com base em dados científicos. De acordo com a FDA, os efeitos colaterais do uso da cloroquina e Hidroxicloroquina não compensam qualquer potencial benefício. 

Publicidade

Em outro comunicada, a agência americana informou também que o uso desses remédios podem prejudicar a eficácia do Remdesivir, antiviral que tem sido usado em estudos preliminares. A cloroquina e Hidroxicloroquina eram as grandes apostas de Donald Trump no combate à epidemia.

Publicidade

No Twitter, internautas criticaram a Rede Globo. “Jornal da morte”, escreveu um internauta. “O remédio funciona”, disse outra. “Vocês torcem mais para o vírus do que para uma cura”, disparou outro internauta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!