in

WhatsApp vai permitir pagamentos em dinheiro no Brasil

Os detalhes foram revelados pela empresa nesta segunda-feira (15) e têm repercutido.

Divulgação WhatsApp

O Brasil vai ser o primeiro país em que o WhatsApp vai testar a utilização do aplicativo para envio e recebimento de dinheiro. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira (15) e a funcionalidade deve estar disponível no aplicativo dentro de algumas semanas. O primeiro passo para fazer as transferências será cadastrar um cartão com a função débito.

Publicidade

Os pagamentos vão acontecer dentro da função chamada Facebook Pay. O Facebook é dono do Instagram e do WhatsApp. Em nota, a empresa explicou que o recurso tem esse nome porque no futuro os mesmos dados do cartão poderão ser utilizados nas outras plataformas.

A funcionalidade do Facebook Pay dentro do WhatsApp será simples e fácil de usar. Haverá uma função no menu chamada “pagamento”. Antes do primeiro pagamento, será necessário criar um conta com senha de seis dígitos e aceitar os termos de uso da plataforma. Dados como nome completo, CPF e número do cartão de banco serão incluídos. No cadastramento, o banco vai verificar o cartão e enviar um código de SMS. O objetivo é evitar que cartões roubados sejam utilizados.

Publicidade

Em toda a transação, será necessário utilizar a senha ou o reconhecimento biométrico do celular. No início, serão aceitos cartões Visa e Mastercard dos bancos Sicredi, Nubank e Banco do Brasil. A Cielo vai intermediar as transferências, cujo valor máximo será de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Cada usuário poderá fazer 20 transações por dia, respeitando esses limites.

Publicidade



Usuários do WhatsApp Businnes pagarão uma taxa de 3,99% por transação e poderão receber pagamentos ilimitados de débito e crédito. Será necessário ter uma conta da Cielo para realizar as transações. Nas redes sociais, muitas pessoas estão preocupadas com os golpes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!