in

Covid-19: médicos gravam rotina em UTI de hospital de SP e Globo exibe imagens fortes

Pandemia do novo coronavírus já matou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil.

Reprodução Globo

A pandemia causada pelo novo coronavírus já matou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil desde março, quando a primeira morte por Covid-19 foi registrada. O país está longe do pico da doença. Neste domingo (14), o Fantástico, da Rede Globo, exibiu imagens dramáticas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral da Vila Penteado, zona norte da cidade de São Paulo.

Publicidade

O local é referência no atendimento a pacientes com Covid-19 e a dura realidade de médicos, enfermeiros e demais profissionais foi mostrada para todo o Brasil. As imagens foram feitas pelos próprios médicos, usando câmeras portáteis. A tomada de decisão dentro da unidade tem que ser rápida.

Com a falta de leitos de UTI, médicos precisam tomar decisão entre quem vai para a terapia intensiva e quem não vai. “Esse paciente não é elegível para subir pra UTI. A gente não vai desistir dele, mas é um paciente que o prognóstico dele é muito ruim. A chance de óbito é maior que a chance de cura”, afirmou o médico Heider Alves.

Publicidade

Este paciente e um outro, que acabou entubado e enviado à UTI porque tinha estado clínico melhor, morreram no dia seguinte. Em entrevista à Globo, o médico falou sobre os momentos vividos dentro do hospital. O profissional afirmou que explica ao paciente que vai ser entubado como funciona o processo e disse que fica muito mexido quando o paciente pergunta se vai morrer.

Publicidade

Publicidade

De acordo com a reportagem da Globo, 422 pacientes atendidos no Hospital Geral de Vila Penteado se recuperaram e tiveram alta, mas 191 deles morreram. Em todo o Brasil, 43.332 mortes foram confirmados até este domingo. O número de casos registrados é de 867.624. O Brasil é o segundo em número de casos e em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!