in

Mais 83 mil profissionais de saúde estão com Covid-19 e 169 perderam a vida

Profissionais da linha de frente na batalha da covid-19 estão perdendo a vida diariamente.

InstoÉ

O combate ao novo coronavírus tem na linha de frente muitos profissionais de saúde, que são considerados heróis da humanidade em meio à pandemia. Esses profissionais também estão sendo afetados pelo novo coronavírus.

Publicidade

De acordo com informações do Ministério da Saúde, já foram feitos mais de 432 mil testes os agentes de saúde desde o dia 1 de maio, destes, mais de 83 mil deram positivo e 169 perderam a vida por conta da covid-19.

A maioria desses óbitos são dos profissionais de enfermagem, 42 deles são enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, 18 são médicos, 6 são farmacêuticos ou bioquímicos, 6 são nutricionistas, 5 cirurgiões dentistas, 2 fisioterapeutas e outros 2 são psicólogos ou psicanalistas. Os demais, 88, são profissionais de outras áreas da saúde que também estão na linha de frente.

Publicidade

Segundo a secretária do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, esse número divulgado pelo Ministério da Saúde não pode ser levado em conta, uma vez que de acordo com ela há 6 milhões de profissionais de saúde divididas em 14 categorias, desse total 1,2 milhão são somente da enfermagem. Além disso, há profissionais que não informaram a testagem.

Publicidade

“Na verdade, a gente está tendo mais notificação. Necessariamente, eu não posso afirmar que o número dobrou. Nós começamos a fazer o acompanhamento e aí passamos a receber mais notificações”, justificou a secretária do trabalho.

Publicidade

Mayra diz que as secretarias da pasta do ministério da Saúde estão praticamente implorando para as secretarias estaduais e municipais, para que sejam realizadas uma grande parte de testes para os profissionais de saúde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .