in

Cientistas descobrem nova forma de transmissão da Covid-19

Estudo foi realizada por universidade chinesa e divulgado em revista científica.

Revista Bula

O novo coronavírus tem agitado centro de pesquisas e universidades de todo o mundo na busca pela cura definitiva da Covid-19, doença causada pelo vírus. Como o mundo está diante de algo novo, a cada hora as informações mudam. O uso de máscaras, por exemplo, era recomendado apenas para quem tivesse testado positivo, agora a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que todos usem.

Publicidade

A revista científica Jama Ophtamology publicou um estudo liderado pelo oftalmologista Ping Wu, do Yachang Central People’s Hospital, de Hubei, na China, mostra que o novo coronavírus pode ser transmitido por meio das lágrimas de pacientes infectados com a Covid-19.

A pesquisa analisou 38 pacientes internados. Em 28 deles, o novo coronavírus estava presente nas amostras nasofaríngeas. Este número representa 73,7% dos pacientes. Em dois pacientes (5,2% do número total) o vírus estava presenta nas amostras nasofaríngeas e também na conjuntiva, que é a membrana que forra o globo do olho e os une as pálpebras.

Publicidade

O estudo mostra ainda que a carga viral é pequena, mas suficiente para transmitir o coronavírus para outra pessoa. Ainda não há evidência científica do porque alguns pacientes apresentam o vírus nas lágrimas e outros não.

Publicidade

A pesquisa também mostrou que,  entre os 38 pacientes testados, 12 apresentaram sintomas oftalmológicos, como a conjuntivite. De acordo com o estudo, pacientes com quadro mais graves da Covid-19 têm mais chance de apresentar sintomas oftalmológicos em comparação àqueles que desenvolveram quadros leves ou médios.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!