in

Bolsonaro e a previsão de mortes por Covid-19 no Brasil: ‘não será como a Itália’

Brasil chegou a 34 mil mortes e ultrapassou o país que foi o centro da pandemia na Europa.

Agência Brasil

O Brasil bateu mais um recorde diário de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e chegou aos 34.021 óbitos. Com este número, ultrapassou a Itália e tornou-se o terceiro país com o maior número de vítimas fatais da Covid-19 em todo o mundo, atrás apenas do Reino Unido (39.987) e dos Estados Unidos (108.211).

Publicidade

A comparação entre Brasil e Itália é marcante porque o país foi o centro da pandemia na Europa no mês de março. Brasileiros acompanharam atônitos as notícias que chegavam do país europeu: falta de leitos na UTI, médicos tendo que escolher quais pacientes colocar no respirador e caminhões frigoríficos transportando corpos.

Em março, o presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevista ao Programa do Ratinho, do SBT, e falou sobre a Covid-19 (assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo). Uma frase dita por Bolsonaro naquela época está repercutindo nesta sexta-feira (5) nas redes sociais e foi até postada pelo perfil do Movimento Brasil Livre (MBL) no Twitter.

Publicidade

Publicidade

Em março, o Brasil apresentava um número crescente de casos e Bolsonaro afirmou que o país “não será como a Itália”. O presidente também comparou o país europeu com o bairro de Copacabana, com muitos idosos e prédios muito próximos uns dos outros.

Publicidade

Na mesma entrevista, Bolsonaro se colocou contra o fechamento de centros comerciais e de igrejas. O presidente mantém esse posicionamento até hoje, mesmo em meio ao aumento do número de casos. Bolsonaro tem acumulado falas polêmicas em relação a Covid-19 e vem sendo muito criticado. A popularidade do presidente tem caído, conforme levantamento do Datafolha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!