in

Caso Rafael: o que mãe fez após matar o próprio filho no RS foi frio e calculista

Rafael Mateus Winques, de apenas 11 anos, foi morto pela mãe em cidade do norte do Rio Grande do Sul.

Arquivo pessoal Alexandra Dougokenski

A cidade de Planalto, no norte do Rio Grande do Sul, está em luto e em choque. A morte do menino Rafael Mateus Winques, de apenas 11 anos, mexeu com todos. O garoto desapareceu no dia 15 de maio. A avó materna foi a primeira a notar a falta do neto.

Publicidade

A partir daí, iniciou-se uma busca. O que ninguém poderia imaginar é que o menino fora assassinado pela própria mãe, Alexandra Dougokenski. Ela confessou o crime e levou os policiais até o corpo dez dias depois do desaparecimento. A notícia caiu como uma bomba na família.

Um detalhe, porém, chama a atenção. Alexandra procurou o Conselho Tutelar de Planalto, no dia 15 de maio, para falar sobre o desaparecimento do filho. Ela pediu ajuda às conselheiras que atendem no local. Karen Diemer, de 31 anos, é conselheira do local e falou sobre o episódio em entrevista à GaúchaZH.

Publicidade

“Ela disse que o havia coberto, por volta de 10 da noite do dia anterior, uma quinta-feira, e na sexta, de manhã, quando ela levantou para tomar o seu chimarrão ou café, não o achou mais na cama. E disse que a porta da casa estaria destrancada”, afirmou.
Alexandra também postou mensagem no Facebook.

Publicidade

A conselheira disse também que é normal mães de crianças desaparecidas procurarem primeiro o Conselho Tutelar. Para a Polícia Civil, porém, o fato de Alexandra ter ido ao Conselho Tutelar e não à polícia chamou a atenção e levantou suspeitas sobre ela.

Publicidade

Karen também contou que Alexandra parecia estar nervosa. Outro detalhe é que a mulher, que depois confessou ter matado o próprio, voltou outras duas ou três vezes ao Conselho Tutelar para perguntar sobre o filho. Quando não ia até o local, a mulher buscava informações pelo WhatsApp.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!