in

É fake que governador foi para Angra em meio à quarentena

Mais de 20 mil pessoas compartilharam publicação fake sobre o governador do Rio no Facebook.

Facebook

Em combate às fake news, fomos buscar informações sobre uma publicação que se tornou viral sobre o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que dizia que ele foi para Angra dos Reis para passear em meio à quarentena.

Publicidade

Com mais de 20 mil compartilhamentos, a publicação usa uma imagem de Witzel almoçando enquanto passeia no município turístico do Sul Fluminense. “Governador em Angra e vocês: “Fique em casa””, diz a legenda da publicação que continua sendo compartilhada em grupos no Facebook.

É fake

A imagem usada na publicação falsa foi tirada no dia 4 de maio de 2019, quando o governador esteve na cidade como parte dos seus trabalhos oficiais do cargo. Na foto, também aparecem Fernando Jordão, o prefeito da cidade, ou seja, o registro foi feito bem antes do coronavírus se tornar uma pandemia.

Publicidade

Para tentar amenizar a disseminação da desinformação, o governador enviou uma nota oficial sobre o assunto e frisou que não se deslocou para fora da capital desde o início da quarentena da Covid-19. “O governador não realizou qualquer viagem desde que foram decretadas as medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus no estado”, diz um trecho do comunicado.

Publicidade

Ele também esclarece que enquanto esteve com o vírus, se manteve em isolamento no Palácio Laranjeiras como orientado pelos especialistas. 

Publicidade

Por tanto, é fake a publicação que circula nas redes sociais com a mensagem de que o governador do Rio furou a quarentena para passear em Angra dos Reis. Viu algo duvidoso por aí? Nos avise, que checamos para você!

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Ariane

Formada em pedagogia em 2011, atuo como redatora desde 2015. Produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop.