in

35% dos brasileiros consideram Bolsonaro culpado por mortes de Covid-19

Governadores também aparecem na lista, mas bem abaixo do presidente da República.

Getty Images

A situação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é das melhores, de acordo com pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisa nesta sexta-feira (22). O instituto realizou um levantamento em que ouviu 2.258 pessoas de todos os estados. As entrevistas foram feitas por telefone entre os dias 15 e 19 de maio. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, significando que de 100 pesquisas, 95 teriam o resultado igual a esse.

Publicidade

Bolsonaro vem adotando uma postura firme no sentido de reabrir o comércio. Desde o início da pandemia, o presidente da República vem sendo criticado por parte da sociedade pela forma como tem agido. Algumas declarações de Bolsonaro causaram polêmica e ajudaram a prejudicar sua imagem em meio a pandemia.

O levantamento do Paraná Pesquisas mostra que para 35,1% dos brasileiros, Bolsonaro é culpado pelas mortes decorrentes da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os governadores aparecem na segunda posição, com 12,7%. A própria população aparece na terceira posição, com 9,4%.

Publicidade

Em meio a pandemia, Bolsonaro entrou em atrito com os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Houve acusações de ambos os lados. Tanto Doria quanto Witzel se elegeram em seus estados como aliados de Bolsonaro. 

Publicidade

Em seguida, aparecem a opção todos (6%), Supremo Tribunal Federal (5,6%), prefeitos (4,1%), China (4%), deputados federais e senadores (3,2%), o vírus (2,1), todos os políticos (1,7%), outras citações (1,2). O levantamento mostrou ainda que 6,8% não sabem que é o maior responsável e 8,1 respondeu que ninguém.

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!