in

Globo põe crédito no celular de estudante sem internet para participar ao vivo do Encontro

O programa abordou as dificuldades enfrentadas por muitos estudantes no tocante ao preparo para o Enem 2020.

Globo/Encontro com Fátima Bernardes | Reprodução

Na edição desta sexta-feira (22) do Encontro com Fátima Bernardes, a direção da atração matinal da Rede Globo colocou crédito no celular do estudante Caio de Portel, residente no estado do Pará. O jovem de 19 anos foi usado como exemplo para demonstrar que grande parte dos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não possuem acesso a internet com velocidade adequada para realizarem os seus estudos on-line dentro de suas casas.

Publicidade

“Para a gente conversar com o Caio, tivemos que colocar um crédito no celular dele. Ele não tinha, realmente, internet. Não tinha como a gente conversar, e a gente achou que era importante que ele desse a posição dele”, disse Fátima Bernardes no momento da entrevista com o jovem, explicando a situação de dificuldade que ele enfrenta.

Caio foi questionado sobre a opinião com relação à decisão do governo federal no sentido de adiar as datas do Enem 2020. Caio compreende que, ainda sendo benéfica para a maioria dos estudantes do país, a decisão não possui efeitos práticos, tendo em vista que não contorna o problema da desigualdade enfrentada por grande parte dos candidatos ao exame, que pleiteiam uma vaga em cursos superiores.

Publicidade

“Querendo ou não, o adiamento só vai beneficiar as famílias mais favorecidas, que tem internet dentro de casa”, explicou o estudante. Para se preparar para o Enem, o jovem Caio está utilizando livros emprestados, além de arquivos em formato PDF enviados pelos seus amigos por meio de aplicativos de mensagens.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O Encontro apontou o grande problema vivido no Brasil com relação ao acesso à internet. O psicólogo Rodrigo Nejm trouxe dados que apontam 4,8 milhões de domicílios com crianças e adolescentes sem o devido contato com esta tecnologia.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com