Na noite deste último sábado (16) os usuários do aplicativo Globoplay, uma divisão do Grupo Globo, foram surpreendidos por duas mensagens enviada por hackers direcionando-os para se conectarem a um site de terceiros.
Por conta dessa mensagem inusitada, o assunto se tornou um dos trending topics mais comentados em poucos minutos. Para acalmar seus milhões de clientes, a assessoria de imprensa do aplicativo soltou uma nota oficial.
Neste comunicado o Globoplay esclarece que a invasão foi apenas no sistema que emite notificações pelo aplicativo, que nenhuma informação dos clientes foi comprometida e que não é preciso deletar o aplicativo de seu smartphone.
“O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização”, diz trecho da nota emitida.
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Ainda no comunicado foi explicado que não foi invadido nenhum sistema da Globo ou da Globoplay, apenas da empresa parceira que envia notificações; nenhuma informação de usuário foi comprometida; não existe risco algum usar o app; os usuários devem apagar notificações com “hacked by”; a Globoplay mantém os dados de usuários com muita seriedade; serão trabalhadas junto com o parceiro melhorias na segurança.
Usuários se assustam com mensagem da Globoplay
Hackearam a Globo play e eu pensando que era uma série #globohack pic.twitter.com/VBad0mAvVZ
— LUCCAS ?? (@lucassampa24) May 17, 2020
“Hackearam a Globo play e eu pensando que era uma série #globohack”, disse esse usuário com uma montagem de imagens.
https://twitter.com/friendssb99/status/1261856267879972864
“Eu indo apagar o app da globoplay com medo do hacker ter acesso a todos os meus dados #GloboHack”, comenta assustado esse usuário do aplicativo de filmes, séries e novelas.