in

Nelson Teich deixa Ministério da Saúde e Bolsonaro toma atitude imediata

Teich pediu demissão da pasta, após desentendimentos com o presidente da República.

Reprodução Globo / TV Brasil

Nelson Teich não é mais ministro da Saúde. Antes de completar um mês no comando do Ministério da Saúde, em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus, Teich pediu demissão nesta sexta-feira (15). A notícia chamou a atenção de muita gente e está repercutindo nas redes sociais. Teich assumiu a pasta no dia 17 de abril para substituir o demitido Luiz Henrique Mandetta.

Publicidade

Nos últimos dias, atritos entre Teich e Bolsonaro ficaram claros. O agora ex-ministro soube, através da imprensa, que Bolsonaro havia incluido salão de beleza e academia nos chamados serviços essenciais. O vídeo com a cena do ministro sendo avisado durante entrevista coletiva viralizou.

Outras discordâncias vieram à tona. Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir o tratamento da Covid-19 com a cloroquina desde o início do tratamento. Além disso, Bolsonaro defende a saída do isolamento com flexibilização ampla e imediata. Teich parecia contrários a essas medidas e isso desgastou a relação.

Publicidade

Na manhã desta sexta-feira (15), Teich se reuniu com Bolsonaro no Palácio do Planalto. Em seguida, ele retornou para o prédio do Ministério da Saúde e pediu demissão. Bolsonaro já contava com a demissão de Teich e, de acordo com a revista Veja, teria se adiantado.

Publicidade

O presidente teria procurado o general Eduardo Pazuello, número dois da Saúde, e teria perguntado se ele aceitaria o cargo de ministro, caso Teich saísse. Tudo leva a crer que Pazuello será o novo ministro do governo de Jair Bolsonaro. Até o momento, não há informação oficial por parte do Palácio do Planalto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!