in

Grave lesão neurológica e parada cardíaca: coronavírus pode causar doenças secundárias

Um garoto francês de apenas nove anos de idade morreu por decorrência de quadros possivelmente associados ao agente infeccioso.

Foto: Remo Casilli

Um alerta vindo de Marselha, sudeste da França, espalha-se para todo o mundo, e pode indicar novos problemas decorrentes do coronavírus. Um menino de nove anos morreu com sintomas parecidos com os da doença de Kawasaki. De acordo com os médicos que cuidaram do garoto, há fortes indícios de ralação com a síndrome da Covid-19.

Publicidade

A criança desenvolveu danos neurológicos graves, provocados após uma parada cardíaca. Apesar de não apresentar nenhum dos sintomas tradicionais do coronavírus, o garoto tinha “uma sorologia que mostrava que estava em contato” com o agente infeccioso. Os detalhes são do dr. Fabrice Michel, chefe da unidade de terapia intensiva pediátrica de La Timone, em Marselha, que cuidou do caso.

A trágica fatalidade não se restringiu a este caso. Nos últimos dias, em diversos lugares do mundo, relatos apontam mortes de crianças e adolescentes possivelmente associadas à síndrome de Kawasaki. A condição é considerada rara, e há fortes indicativos de ligação direta com a Covid-19.

Publicidade

Um adolescente de 14 anos, diagnosticado com Covid-19 mas sem apresentar nenhum sintoma, tampouco patologias subjacentes, morreu no Reino Unido recentemente. Caso semelhante envolveu uma criança de cinco anos, moradora da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Publicidade

Os primeiros relatos da síndrome de Kawasaki datam de 1967, no Japão. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores abdominais, desconforto digestivo, erupção cutânea, olhos rosados e língua vermelha e inchada. As causas da doença ainda não são certas, embora sejam fortes os indícios de associação com processos infecciosos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com