in

Este é o tempo que demora para uma cesárea cicatrizar por dentro

A cesariana é um procedimento cirúrgico e precisa de tempo determinado para uma completa recuperação.

Divulgação/Abril

Uma das preocupações que afligem as grávidas é sobre o pós-parto. Atualmente, a maioria das mulheres tem buscado ter um parto normal ou natural, ou seja, sem intervenção cirúrgica. Contudo, em algumas situações isso não é possível. Quando o médico diz que a melhor maneira de dar à luz é através da cesárea várias dúvidas surgem na cabeça da futura mamãe em relação ao tempo de recuperação.

Publicidade

Esse tipo de preocupação é normal, já que é muito falado sobre a questão da cicatrização e recuperação quando a mulher é submetida a uma cesariana. No entanto, é importante considerar que cada organismo é diferente e cada mulher vai ter uma resposta durante o processo de recuperação.

Tudo vai depender das condições físicas, orgânicas e do histórico de saúde da paciente. Isso quer dizer que o tempo vai depender de muitas variáveis. Para realizar a cesariana o obstetra precisa fazer um corte que vai atingir sete camadas até conseguir chegar ao bebê. Dessas sete camadas, uma é da superfície onde se forma a cicatriz.

Publicidade

Em mulheres que já foram submetidas a muitos procedimentos cirúrgicos, principalmente a cesariana, o profissional pode optar em fazer apenas a sutura superficial. Nesses casos, ele pode tentar minimizar os riscos da paciente ter uma infecção, com poucos pontos internos, sempre procurando a melhor forma de recuperação da mulher.

Publicidade

Os pontos para sutura das camadas é feita usando nylon especial que foi desenvolvido especial para cirurgias. Eles não precisam ser removidos, pois o próprio organismo absorve completamente. A cicatrização leva em média até 15 dias, porém é necessário ter atenção. Já a incisão interna leva mais tempo para cicatrizar. O processo é chamado de fibrose e pode acontecer um inchaço pequeno, principalmente quando a mulher já passou por cesarianas anteriormente.

Publicidade

A mulher geralmente recebe alta após três dias da realização da cesárea, desde que não tenha havido nenhum tipo de intercorrência. É extremamente importante que a mulher repouse em casa, evitando pegar peso. Pois, mesmo com uma cicatrização externa boa a interna leva em torno de seis meses.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.