in

Novo coronavírus causa grave inflamação em algumas crianças e médicos alertam

A inflamação tem aparecido em crianças e podem provocar complicações nos pequenos.

Divulgação/Entremaesefilhos

A pandemia do novo coronavírus tem assolado a humanidade e feito milhares de vítimas fatais. As crianças não são consideradas grupo de risco para a enfermidade, porém alguns novos sintomas ligados a Covid-19 que surgiram nos pequenos tem chamado atenção da comunidade médica. 

Publicidade

De acordo com um estudo que foi publicado na revista cientifica The Lancet, a Covid-19, pode provocar uma inflamação grave em algumas crianças. De acordo com a pesquisa, oito casos que aconteceram na Inglaterra, os pacientes apresentaram a inflamação grave com sintomas que são semelhantes a Doença de Kawasaki e a Síndrome do Choque Séptico.

O estudo revelou que as oito crianças tiveram o teste para o novo coronavírus positivo. Eles tiveram sintomas como manchas avermelhadas na pele, palmas da com vermelhidão e língua inflamada e vermelha. Além desses sintomas, alguns dos pequenos também apresentaram olhos vermelhos e febre, que também faz parte dos sintomas ligados a esta inflamação.

Publicidade

Também surgiram casos iguais em outros países. Nos Estados Unidos, em Nova Iorque, chegaram a ser relatados 15 casos parecidos. Na Espanha e na Itália, também houve relatos de casos semelhantes. Infelizmente, no Reino Unidos, o secretário informou que houve casos fatais devido a inflamação ligada a Covid-19.

Publicidade

Diante da pesquisa, Doutor Jon Cohen, professor emérito de doenças infecciosas da Brighton & Sussex Medical School na Inglaterra, disse que é cedo para tirar conclusões sobre a inflação e sua relação com o novo coronavírus.

Publicidade

“A síndrome clínica descrita, a síndrome de choque atípico de Kawasaki, ou síndrome de choque tóxico, pode ser precipitada por vários estímulos e é possível que isso tenha sido causado não por Covid, mas como resultado de algum outro estímulo infeccioso ou não infeccioso”, explicou o especialista.

Ao que tudo indica, todos os sintomas devem levar a uma nova síndrome ligada a Covid-19. Porém, é importante ter cautela antes de chegar a uma conclusão definitiva. Vale frisar que a inflamação foi constatada em um número pequeno de crianças.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.