in

Cientista da OMS alerta que pandemia do coronavírus pode ser ainda mais forte e durar cerca de 5 anos

A declaração foi feita pelo cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, que acredita na possibilidade de uma crise ainda maior.

Imagem: Xinhua/Chen Jing

Os números do coronavírus até o momento somam aproximadamente 4,3 milhões de contaminados em todo o planeta, além de cerca de 300 mil mortos em decorrência de complicações provocadas pelo agente infeccioso. Apesar disso, para o cientista-chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde), Soumya Swaminathan, o pico da pandemia ainda não foi atingido, e será enfrentado pela humanidade no decorrer dos próximos meses.

Publicidade

Essas e outras declarações sobre a pandemia foram emitidas pelo especialista durante um debate promovido pelo jornal Financial Times. Swaminathan prossegue especulando que possam ser necessários cerca de cinco anos para que o coronavírus possa ser definitivamente controlado.

Na melhor das hipóteses, esse prazo poderia ser reduzido para, no mínimo, dois anos, o que dependeria de uma série de fatores. O cientista elenca para tal o desenvolvimento de uma vacina adequada e a solidariedade global, a fim de que possa haver ampla distribuição da medicação em todo o planeta.

Publicidade

Algo que preocupa os cientistas, conforme explica Swaminathan, é a capacidade de mutação genética do agente infeccioso. A situação acaba por postergar ainda mais o desenvolvimento de uma vacina eficaz, desperdiçando todos os estudos construídos até agora.

Publicidade

Outra grande preocupação elencada pelo cientista-chefe da OMS é a progressiva retomada da rotina habitual, com a gradativa flexibilização da pandemia. Esforços estão sendo desenvolvidos em todo o planeta para tal, a fim de que os reflexos já provocados pela crise não se mostrem ainda piores e mais agressivos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com