O isolamento social não tem sido um momento fácil para a sociedade, principalmente para as mães. Um estudo recente fez uma revelação que a maioria das mamães já tinha observado. Segundo a pesquisa que foi realizada pelo Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade Valência, localizada na Espanha, as mamães de crianças pequenas são as que mais têm sofrido durante a quarentena. A situação fica ainda mais crítica quando esta mulher também precisa trabalhar por home office.
O estudo também concluiu que geralmente é a mãe que assumi a maior parte dos cuidados com os pequenos durante o isolamento, mesmo que o marido também esteja trabalhando em casa. A pesquisa ainda continua em andamento, mas a prévia que foi divulgada na revista The Convesation, já conseguiu chegar a algumas conclusões.
Ao trabalhar em home office, além de ter que exercer as funções profissionais, a mulher acaba tendo que cuidar das crianças e ainda facilitar para o companheiro a execução do trabalho dele. Esse fato é observado principalmente quando o casal tem um horário de trabalho rígido, não podendo haver interrupções.
Algumas mamães acabam tendo a sensação de que estão trabalhando o dia inteiro, quando existe a flexibilização de horário, já que precisam ficar interrompendo suas funções constantemente para cuidar dos pequenos.
Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI
Monitorar as crianças que estão em idade escolar também acaba se tornando uma tarefa realizada pelas mães. Isso tornou-se um elemento de grande estresse e ansiedade. Os eletrônicos como celular, tablets, televisão, entre outros, se tornaram facilitadores para que as mulheres distraem as crianças e conseguir realizar o trabalho.
O estudo também observou que em alguns casais, existe uma disposição maior por parte do companheiro em ajudar a realizar tarefas domésticas, como cozinhar, colocar a roupa para lavar e fazer compras no mercado. Por fim, segundo a pesquisa as mulheres que estão em home office acabam acordando mais cedo o que todos ou costuma ficar acordada até tarde para conseguir finalizar as tarefas de trabalho.