in

Este é o motivo que as mães de filhos pequenos são as que mais passam estresse na quarentena

Uma pesquisa mostrou que as mães com filhos pequenos são as mais afetadas pelo estresse durante o isolamento

Divulgação/bebemamae

O isolamento social não tem sido um momento fácil para a sociedade, principalmente para as mães. Um estudo recente fez uma revelação que a maioria das mamães já tinha observado. Segundo a pesquisa que foi realizada pelo Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade Valência, localizada na Espanha, as mamães de crianças pequenas são as que mais têm sofrido durante a quarentena. A situação fica ainda mais crítica quando esta mulher também precisa trabalhar por home office.  

Publicidade

O estudo também concluiu que geralmente é a mãe que assumi a maior parte dos cuidados com os pequenos durante o isolamento, mesmo que o marido também esteja trabalhando em casa. A pesquisa ainda continua em andamento, mas a prévia que foi divulgada na revista The Convesation, já conseguiu chegar a algumas conclusões.

Ao trabalhar em home office, além de ter que exercer as funções profissionais, a mulher acaba tendo que cuidar das crianças e ainda facilitar para o companheiro a execução do trabalho dele. Esse fato é observado principalmente quando o casal tem um horário de trabalho rígido, não podendo haver interrupções.

Publicidade

Algumas mamães acabam tendo a sensação de que estão trabalhando o dia inteiro, quando existe a flexibilização de horário, já que precisam ficar interrompendo suas funções constantemente para cuidar dos pequenos.

Publicidade

Monitorar as crianças que estão em idade escolar também acaba se tornando uma tarefa realizada pelas mães. Isso tornou-se um elemento de grande estresse e ansiedade. Os eletrônicos como celular, tablets, televisão, entre outros, se tornaram facilitadores para que as mulheres distraem as crianças e conseguir realizar o trabalho.

Publicidade

O estudo também observou que em alguns casais, existe uma disposição maior por parte do companheiro em ajudar a realizar tarefas domésticas, como cozinhar, colocar a roupa para lavar e fazer compras no mercado. Por fim, segundo a pesquisa as mulheres que estão em home office acabam acordando mais cedo o que todos ou costuma ficar acordada até tarde para conseguir finalizar as tarefas de trabalho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.