in

Vitamina D: especialista fala sobre benefícios, alerta para o excesso e destaca aliado

Médica alerta que muita gente pode exagerar nas doses da vitamina e sofrer com efeitos adversos.

Divulgação/Globo

A vitamina D é extremamente importante para que as pessoas tenham uma boa imunidade. Os atletas precisam estar sempre com essa vitamina no nível normal para evitar que a saúde seja comprometida. Para quem não sabe da importância desse hormônio, a sua falta pode até mesmo prejudicar o crescimento das crianças.

Publicidade

Recentemente, a vitamina D se tornou o alvo das atenções na mídia por causa do novo coronavírus. A endocrinologista Virgínia Canuto falou sobre o assunto durante uma entrevista concedida ao portal de noticias da Globo. De acordo com a especialista, a vitamina D pode ser uma grande aliada considerando a relação que tem no sistema imunológico.

No entanto, a profissional salientou que existem vários estudos que correlacionam a deficiência de vitamina D com outros tipos de doença, não somente a Covid-19. Por isso, um dado como esse não seria suficiente para poder estabelecer uma relação de causa absoluta, pois são necessárias mais bases científicas.

Publicidade

Considerando os fatos, a especialista destaca que o importante é tentar buscar um equilíbrio que mantenha os níveis de vitamina D nos valores que são considerados adequados. Doses muita altas desse hormônio no organismo pode resultar em efeitos adversos, incluindo lesão renal e aumento do nível de cálcio.

Publicidade

Para quem não sabe, o sol é um grande aliado para repor a vitamina D no corpo, sendo importante a exposição a luz solar pelo menos três vezes durante a semana, entre 10 a 15 minutos é o suficiente. O horário mais recomendado é entre 10 e 14 horas.  Aproximadamente 80 a 90% da vitamina D é obtida através da ação da luz do sol na pele, o restante através da alimentação ou uso de suplementos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade