in

Vítima de racismo, convidado do Encontro morre por coronavírus e emociona Fátima Bernardes

O médico estava desejoso de se recuperar da enfermidade para poder ajudar outros pacientes atingidos pela Covid-19.

Globo/Encontro com Fátima Bernardes | Reprodução

A edição desta quarta-feira (13) do Encontro com Fátima Bernardes foi marcada por fortes emoções. Logo no início do programa, a apresentadora anunciou a morte de um ex-participante da atração matinal da Rede Globo. Trata-se de um médico psiquiatra que esteve nos estúdios em 2017, relatando um triste e revoltante caso de racismo sofrido no ofício de sua profissão.

Publicidade

“Um dos mortos pelo coronavírus no Brasil esteve aqui no ‘Encontro’ em agosto de 2017. É o psiquiatra Danilo Santos Silva, que tinha 33 anos. Ele era de Belém, no Pará, e atendia na capital e no interior do Rio de Janeiro”, iniciou dizendo Fátima Bernardes.

Em uma das últimas mensagens, o médico Danilo contou para uma amiga que estava ansioso para retornar aos trabalhos e poder ajudar outras vítimas da Covid-19. Filho de um vidraceiro e uma manicure, contou com os árduos esforços da família para se formar e realizar o grande sonho de sua vida.

Publicidade

Denúncia de racismo

O médico foi ao programa para relatar um caso de racismo sofrido na porta de uma emergência do Rio de Janeiro, onde trabalhava. Uma idosa se negou a receber os cuidados de Gilberto, pelo simples fato do médico ser negro. O caso foi parar na polícia, sendo bastante explorado com discussões sobre o assunto no palco do Encontro.

Publicidade

Outro grande sonho de Danilo era a adoção de duas crianças, juntamente com o marido, Gilberto. Além do companheiro, o médico deixa em vida a mãe, chamada Francisca, o pai, Davi, a irmã, Daniele, e a sobrinha, Sofia, “por quem era apaixonado”, conforme recordou a apresentadora Fátima Bernardes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com