in

Alerta: procure um médico se você tem coceira intensa no final da gravidez

Coceira intensa no estágio final da gravidez pode ser indício de uma doença rara e grave.

e-daily

Se você for gestante, está no estágio final da gestação e está com coceira intensa, é recomendado que você procure um médico. Fabiana Mariz Moreira, de 41 anos de idade, começou a ter uma coceira intensa na 27ª semana de gestação de gêmeos. Como ela tinha esses sintomas antes, o médico receitou um antialérgico, porém o incômodo continuou por dias. 

Publicidade

“Era uma coceira insuportável, que piorava durante a noite, eu não conseguia dormir. Notei alterações na urina que ficou escura”, conta a gestante, que relatou também ter ido até o hospital realizando lá alguns exames. O resultado constatou algumas enzimas hepáticas alteradas e restrição de crescimento dos bebês foi constatada no ultrassom.

Como ela era hipertensa, foram necessários 24 dias de internação para poder antecipar o parto de seus filhos. Os meninos nasceram bem e medindo 41 e 39 centímetros e pesando 1,640 e 1,360 quilos. Eles foram levados até a UTI e ficaram 20 dias internados.

Publicidade

Fica um alerta para gestantes com esses sintomas, pois a doença é conhecida como colestase gravídica, que é extremamente rara e acomete de 0,5 a 2% das gestantes, porém pode ser extremamente grave para as grávidas e os bebês.

Publicidade

Esse problema acontece quando a bile não está fluindo normalmente aumentando assim os níveis de enzimas hepáticas no sangue, e consequentemente o TGO e o TGP. O principal sintoma é coceira generalizada e intensa conforme o quadro vai se agravando cada dia mais.

Publicidade

Por ser uma condição muito rara, é difícil de ser compreendida em um primeiro momento levando assim a colher exames hepáticos. Quando constatada é preciso internar a gestante e fazer acompanhamento diário desses níveis no sangue para saber se é necessária a administração de medicamentos ou não.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .