in

Bolsonaro pode se dar muito mal nas próximas 24 horas, após declaração de Moro

Presidente da República está no centro de uma grande polêmica e situação é complicada.

Reprodução Globo

O ex-ministro Sergio Moro pode ter colocado o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) em uma situação bem complicada. Em depoimento, Moro citou o vídeo de uma reunião realizada entre ele, Bolsonaro e outros ministros no dia 22 de abril, dois dias antes de o então ministro da Justiça e Segurança Pública pedir demissão.

Publicidade

O vídeo citado por Moro mostraria Bolsonaro pressionando seu ex-ministro em relação à troca do comando da Polícia Federal. A interferência do presidente na PF não é permitida, embora ele tenha a prerrogativa de escolher o diretor-geral da entidade.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou que o Planalto entregue o vídeo da reunião. Além da pressão sobre Moro, o vídeo mostraria um desentendimento entre os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Publicidade

De acordo com o Estadão, o Planalto pode alegar que as gravações são curtas e que não tem a íntegra da reunião à disposição. Na semana passada, o presidente havia dito que os encontros do primeiro escalão do governo são filmados e arquivados. Os arquivos são guardados em um cofre. Bolsonaro disse que divulgaria o vídeo da reunião com Moro, mas voltou atrás.

Publicidade

O prazo para o Palácio do Planalto apresentar as gravações começou a contar na terça-feira (5) e termina nesta sexta. Celso de Mello também determinou que a íntegra das gravações sejam preservadas. Se não apresentar as gravações, o presidente Jair Bolsonaro pode se dar muito mal nas investigações. O arquivo em vídeo da reunião poderiam ser a prova de que ele não tentou interferir na PF.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!