in

Todas as dúvidas e mistérios do puerpério foram revelados

Tire suas dúvidas sobre o que é puerpério, quanto tempo dura e cuidados necessários.

Nerd Pai

Para as mamães de primeira viagem, o puerpério é o tempo em que se recupera da gestação, sejam essas recuperações hormonais ou física. Além das mudanças físicas que são muito visíveis, a mulher passa por alterações emocionais muito comuns, pois ela está se adaptando a uma nova vida com um bebê.

Publicidade

Esse período de recuperação é dividido em três fases. A primeira delas é o puerpério imediato, o qual acontece após o parto e dura 10 dias. A mãe aprende a amamentar e há um maior sangramento.

O puerpério conhecido como tardio ocorre entre os dias 11 e 25 depois da criança nascer. É nesse momento que os órgãos começam a fase de recuperação. Já a última fase é conhecida como puerpério remoto, que dura até a sexta semana, que é quando a mulher já tem novamente o seu período de fertilidade e começa a menstruação.

Publicidade

Durante esse tempo acontecem várias mudanças, como sangramentos, o útero passa por mudanças até atingir o seu tamanho normal, há marcas na pele e mudanças na barriga.

Publicidade

As emoções da nova mamãe passam por muitas mudanças, pois é aí que o ocorre o baby blues, que é o conhecido humor triste, quando elas não sabem se desempenharão uma boa maternidade. As relações com o parceiro precisam esperar até 40 dias, pois ela ainda não está com sua saúde física restaurada.

Publicidade

Os cuidados com puerpério devem ser levados em conta de acordo com o tipo de parto. Os partos cesáreos causam um maior desconforto, precisa ter um maior cuidado ao sentar-se e nos movimentos comuns do dia a dia, bem como os pontos. Já o parto normal tem uma recuperação mais rápida, porém um cuidado redobrado na região íntima.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .