in

Suposto cancelamento do auxílio emergencial preocupa população e Caixa se pronuncia

A notícia sobre o assunto começaram a circular através de mensagens via rede social.

G1

No mês passado, o governo brasileiro, através da Caixa Econômica Federal, começou a realizar os pagamentos do auxílio emergencial, um benefício criado com o intuito de reduzir os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus para as famílias carentes, que têm sido afetadas devido à quarentena.

Publicidade

O valor do auxílio, destinado à categorias como microempreendedores individuais, chefes de família e trabalhadores informais, foi concedido no valor de R$ 600,00, podendo variar para R$ 1.200, de acordo com a categoria na qual o cidadão se encaixa.

Desde que o auxílio começou a ser distribuído, muitos informações falsas foram divulgadas através das redes sociais, confundindo os interessados. Uma delas foi de que a Caixa Econômica havia cancelado o benefício para aqueles que compraram equipamentos eletrônicos com o dinheiro recebido.

Publicidade

De acordo com a notícia falsa, que começou a circular através de mensagens pelo Whatsapp, cerca de 187 mil cadastrados haviam tido o benefício cancelado: “Segundo o Presidente da caixa, isso é visando auxiliar apenas quem realmente precisa. A fiscalização continuará até o término do pagamento das primeiras parcelas“, dizia a matéria.

Publicidade

Mas tudo não passou de fake news e a Caixa se pronunciou sobre o assunto.”A Lei 13.982/2020, regulamentada pelo Decreto 10.316/2020, que instituiu o auxílio emergencial do governo federal, não impõe a forma como o beneficiário deverá utilizar os recursos”, publicou a CEF, deixando bem claro que não há restrição para o beneficiário gastar o valor do auxílio.

Publicidade

Portanto, a informação de que a Caixa Econômica havia cancelado o benefício para aqueles que compraram equipamentos eletrônicos com o dinheiro recebido é falsa!

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.