in

Depois de ficar em coma por uma semana, jovem faz algo que assusta os médicos ao acordar

Ele ficou em coma por uma semana e quando acordou fez algo que assustou até os médicos.

BBC

O jovem Bem McMahon ficou em coma por uma semana depois de sofrer um grave acidente de carro. O rapaz australiano, que fala chinês fluentemente, contou em uma entrevista para a BBC que se lembra somente de estar tomando café em sua cama, e nada mais além disso.

Publicidade

Só que, quando acordou do seu coma, ele surpreendeu e assustou até os médicos. O rapaz acordou falando chinês perfeitamente, sem conseguir falar mais nada de sua língua materna, que é o inglês. Mesmo pegando os médicos de surpresa, há uma explicação para tudo isso.

O local do cérebro em que fica desenvolvidas as capacidades de aprender as línguas ainda é um mistério científico, só que se acredita que fica no lóbulo frontal, no hemisfério esquerdo, que é associado à linguagem, conhecida como Broca.

Publicidade

Quando há lesões por alguns acidentes ou doenças, áreas diferentes assumem as funções de outras, que acontece a síndrome do idioma estrangeiro, que é quando a pessoa fala sua língua materna com um sotaque diferente. Os doutores que o atenderam desconfiam que essa foi a área atingida de Ben.

Publicidade

“Ainda estamos investigando o motivo desse fenômeno, em que uma pessoa fala uma língua diferente depois de sofrer uma lesão na cabeça ou derrame cerebral. No caso de Ben, a área que armazena a língua materna estava mais afetada do que a que é usada para aprender outro idioma”, disse Yvonne Wren que é especialista em linguagem.

Publicidade

Como curiosidade ainda acontecem outros casos mundo a fora, como de um croata que acordou falando alemão há 10 anos. Assim como o jovem, ele aprendeu o idioma na escola, mas nunca falou de forma fluente. Já Michael Batwright acordou de coma falando sueco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .