in

Covid-19: apenas 10 minutos de sol por dia já pode reduzir o risco de contágio, diz estudo

Pessoas com baixos níveis de vitamina D tem mais chances de desenvolver infecções respiratórias agudas.

Divulgação/Noticiasaominuto

Para tentar conter o avanço do novo coronavírus, algumas medidas básicas têm sido adotadas pela população mundial. A OMS (Organização Mundial de Saúde) orientou que os países aderissem ao distanciamento social para tentar minimizar a proliferação do vírus e evitar que muitas pessoas adoeçam ao mesmo tempo.

Publicidade

Além das medidas de isolamento, hábitos de higiene são de suma importância para evitar o contágio. Lavar as mãos com água e sabão, evitar tocar o rosto e o uso de máscaras caseiras também tem sido uma orientação do ministério da saúde.

Contudo, alguns especialistas defendem que reforçar o sistema imunológico também é algo importante. Além de uma boa alimentação, tomar sol por pelo menos 10 minutos ao dia também pode auxiliar na redução do risco de contágio do coronavírus. A informação é de uma pesquisadora do Instituto de Pesquisa Médica QIMR Berghofer de Brisbane, Rachel Neale.

Publicidade

Ela afirmou que baixos níveis de vitamina D no organismo pode deixar o corpo mais vulnerável a doença. “Faz sentido que o déficit em vitamina D aumente o risco de ter Covid-19 sintomático e potencialmente ter piores sintomas E isso acontece porque a vitamina D parece ter efeitos importantes no sistema imunológico”, explicou a especialista.

Publicidade

Numa pesquisa realizada em 2019, Neale testou 78 mil participantes e concluiu que os que tinham níveis baixos de vitamina D, tinham quase duas vezes mais chances de apresentar infecções respiratórias agudas e ainda tinham propensão a ficar doentes por um período mais longo.

Publicidade

Para quem não sabe, o corpo produz naturalmente essa vitamina em resposta à luz do sol, mas também pode ser encontrada na carne vermelha, gema de ovo e peixes gordos. A especialista disse que para conseguir os benefícios da vitamina D, basta tomar banho de sol por 10 minutos todos os dias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade