in

Renato vira conselheiro informal de Bolsonaro; e teor das conversas são revelados

Treinador do Grêmio, Renato Portaluppi estaria conversando com presidente sobre o retorno do futebol.

Divulgação Grêmio / Câmara dos Deputados

O futebol brasileiro está paralisado devido à panemia, causada pelo novo coronavírus. Ainda não há previsão de quando a bola vai voltar a rolar. Os jogos pararam em março. As últimas rodadas dos campeonatos estaduais não foram disputadas e os torneios correm risco de cancelamento definitivo.

Publicidade

Dias atrás, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou que se dependesse dele, o futebol retornaria. As federações e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conversam sobre o retorno das atividades. A Federação Catarinense de Futebol (FCF), por exemplo, quer retornar em maio.

Em meio à pandemia, Jair Bolsonaro tem ouvido bastante o treinador Renato Portaluppi, do Grêmio, de acordo com a GaúchaZH. O treinador é uma espécie de consultor informal do presidente para assuntos relacionados ao futebol. O chefe do Executivo teria procurado Renato para entender um pouco melhor o panorama do futebol brasileiro.

Publicidade

De acordo com a GaúchaZH, Renato tem aconselhado Bolsonaro que a retomada do futebol neste momento seria prematura. O treinador do Grêmio é um dos nomes mais importantes do cenário futebolístico nacional. No ano passado, Renato deixou claro para todo mundo que havia votado em Bolsonaro nas eleições de 2018, quando o então candidato do PSL derrotou o petista Fernando Haddad.

Publicidade

Bolsonaro é apaixonado por futebol e diz torcer para o Palmeiras. Apesar disso, em uma rápida busca no Google, dá para ver o presidente da República vestindo a camisa de diversos outros clubes, como Goiás, Flamengo e Vasco, entre outros.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!