in

Covid, Corona e Lockdown viram nomes de recém-nascidos em meio à pandemia

Pais parecem ser indiferentes às consequências que o nome pode trazer a longo prazo.

Divulgação/G1

Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus tem assolado a humanidade. A enfermidade começou na China no final de 2019 e, desde então, vem se espalhando pelo mundo todo. Milhares de pessoas já perderam a vida vítima da doença que, até o momento, não tem um medicamento especifico ou vacina.

Publicidade

No Brasil, o número de mortes tem aumentando a cada dia, provocando medo em parte da população. A melhor forma de evitar a propagação da Covid-19 é manter bons hábitos de higiene, lavando as mãos com água e são ou, quando isso não for possível, fazer a desinfecção com álcool gel 70%. O Ministério da Saúde também orientou que a população faça uso de máscaras de tecido caseiras.

Todas as medidas visam minimizar a propagação do novo coronavírus e evitar que o sistema de saúde do país entre em colapso, fato que aconteceu em muitos países, entre eles a Itália e a Espanha que tiveram um grande número de vítimas fatais. Apesar de ser uma fase difícil para o mundo inteiro, na Ásia um detalhe vem chamando atenção.

Publicidade

Muitos pais estão dando aos recém-nascidos nomes que tenham referencia com o novo coronavírus. Visivelmente, eles parecem não medir as consequências da escolha a longo prazo. Entre os nomes escolhidos estão Covid, Corona e até Lockdown (que em inglês quer dizer confinamento).

Publicidade

A jovem Tabesa Hill, moradora das Filipinas, disse que escolheu o nome da filha pensando em algo que recordasse esse período e mostrasse que a família escapou da doença. Por isso, ela e o marido decidiram colocar o nome da menina de Covid Marie. Pouco tempo antes, uma indiana também teve a mesma ideia e batizou as gêmeas como Corona Kumari e Corona Kumar.

Publicidade

“Eu disse que ajudaria a sensibilizar [a população] sobre a doença e a acabar com os preconceitos a respeito. Para minha surpresa, aceitaram”, disse o médico, que foi o autor da ideia.

Já um casal da Índia, que teria ficou bloqueado a quilômetros de casa, resolveu colocar o nome do filho de Lockdown. O pai contou, durante uma entrevista concedida e imprensa local, que a escolha era para recordar o período difícil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade