in

Leonardo tem a carreira manchada por acusações de plágio e acaba indo parar na Justiça

O grande sucesso da música sertaneja brasileira foi lançado na década de 1990 pela dupla Leandro e Leonardo.

Divulgação/Repórter MT

O cantor Leonardo está vivendo problemas de ordem judicial por conta de acusações de plágio em uma de suas composições. A música Pense em Mim, lançada quando fazia dupla com o irmão Leandro, está tendo os direitos autorais cobrados pelo suposto verdadeiro autor, que alega nunca ter recebido compensações em ordem financeira por conta de sua composição.

Publicidade

Antes de ser lançada, a versão original de Pense em Mim tinha o formato de reggae, e se chamava Com Destino à Felicidade, cuja autoria é de Douglas Maio, José Ribeiro e Mário Soares. Este último é o que ajuizou ação perante à Justiça, cobrando uma indenização de meio milhão de reais por conta de seus direitos autorais.

O denunciante alega que o enorme sucesso lançado por Leandro e Leonardo foi produzido sem nenhuma autorização dos verdadeiros autores, e que jamais foram pagas quaisquer quantias referentes à autoria da música.

Publicidade

Em entrevista concedida para o jornal Folha de São Paulo, o denunciante admite que no passado os cantores sertanejos lhe procuraram para que fosse averbada uma solução consensual para o imbróglio. Por ter pouca instrução, foi feito um acordo meramente verbal, sem qualquer tipo de documento formal que pudesse atestar a veracidade do acordo, por conta de uma pressão feita pelos empresários dos artistas.

Publicidade

“[Mário] era humilde, inexperiente, sem consciência da importância que a obra iria assumir na história da música brasileira”, diz um dos trechos do processo movido pelo advogado do denunciante, Alexandre Teixeira Moreira. O registro alega ainda que o verdadeiro autor da música teria sido por vezes humilhado pelos artistas quando se encontravam.

Publicidade
Publicidade
Destaque: Mulher quase é presa por emagrecer demais! Confira
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com