in

Após 60 anos, um fenômeno no mar voltou a acontecer em Acapulco

O fenômeno era considerado extinto, mas o isolamento social causou seu retorno.

Tricurioso

Um fenômeno natural deixou muita gente em Acapulco boquiaberta. Uma cena, que aconteceu nas praias da região, gerou muitas fotos e vídeos inusitados, com ondas em um tom de azul neon. Nas imagens registradas, parecia que o mar tinha se transformado em céu. As ondas chegavam na areia da praia e traziam uma luz que, segundo observadores do fenômeno, não parecia real.

Publicidade

Isolamento social pode ser motivo do fenômeno retornar a acontecer

O fenômeno no mar voltou a acontecer em Acapulco após 60 anos. A maioria dos brasileiros conhece essa cidade, devido aos episódios da série Chaves gravadas no local. De acordo com os especialistas, o fenômeno voltou a acontecer, porque a natureza percebeu a ausência dos turistas, que são um dos principais responsáveis pela poluição das praias. A quarentena afastou as pessoas do local, e o mar pôde enfim realizar o espetáculo.

A praia agraciada pelo fenômeno é a de Puerto Marqués e, à noite, as ondas poderiam ser comparadas a aurora boreal. Denominado plâncton bioluminescente, o fenômeno era comum e acontecia todos os anos. Moradores mais antigos do local puderam reviver o que viam na infância; e os mais novos tiveram a oportunidade de observar algo que já era considerado extinto na região.

Publicidade

Água luminosa é causada por uma bactéria

O plâncton bioluminescente é causado por bactérias marinhas, de acordo com o biólogo Enrique Ayala Duval, que mora na região. O nome da bactéria é fitoplâncton e elas são os seres bioluminescente mais abundantes no mundo.

Publicidade

O fenômeno aconteceu na última semana e, o esperado pelos cientistas, é que ele continue acontecendo, devido ao isolamento da população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.