in

Tosse: tudo que você precisa saber sobre esse sintoma e quando se preocupar

Os vírus e as bactérias são as principais causas de infecções das vias aéreas.

Muitas pessoas não sabem, mas tossir pode ser considerado uma coisa boa. Apesar de ser algo incômodo, esse é um recurso utilizado pelo organismo para poder eliminar secreções que estão paradas nas vias aéreas respiratórias superiores, que é o nariz, laringe, traqueia e garganta, e também nas inferiores, os pulmões e os brônquios.

Publicidade

A verdade é que a tosse é um sintoma e não uma doença. Em muitas situações, a tosse pode provocar uma sensação de desconforto, principalmente quando é à noite, pois acaba atrapalhando ao sono da família inteira. Outono e inverno são os períodos mais críticos e com maior ocorrência de infecções que acometem o trato respiratório.

As bactérias e os vírus são os principais fatores que causam infecção nas vias aéreas respiratórias. As doenças alérgicas também provocam desconfortos com a tosse, entre elas a asma (que também é chamada de bronquite asmática) e rinite. Algumas crianças costuma tossir para poder chamar a atenção dos pais.

Publicidade

Contudo, é necessário que os pais tenham atenção para problemas mais graves em que pode ser preciso passar pela avaliação de um profissional, como tosse constante (tanto de dia quanto a noite), dificuldade respiratória, febre alta e respiração cansada.

Publicidade

Os pequenos, com idade menor a um ano, que apresentem sintomas como respiração ofegante e gemência precisam ser levados com urgência para uma avaliação médica de emergência. Esse quadro clínico pode ser compatível com bronquiolite, e o tratamento precisa de um diagnóstico do médico.

Publicidade

Alguns remédios ajudam no alívio dos sintomas, porém, é imprescindível combater o que está provocando o problema. O correto é procurar a ajuda de um profissional antes de ministrar medicação, pois alguns remédios podem não ter uma boa eficácia e provocar efeitos colaterais.

Publicidade
Publicidade