in

Pediatras revelam porque bebês menores de 2 anos não devem usar máscaras

R7

Devido à pandemia do novo coronavírus e o aumento do número de casos, o Ministério da Saúde passou a orientar as pessoas para que elas comecem a usar máscaras durante esse período crítico, só que isso não vale para bebês menores de dois anos de idade.

Publicidade

Essa recomendação foi feita por pediatras que são associados na Academia Americana de Pediatria (AAP), que é uma das mais respeitadas instituições no mundo inteiro acerca de saúde infantil.

Mesmo que essa recomendação possa causar confusão nos pais, os pediatras explicam quais os motivos para que crianças menores de dois anos não façam uso desse objeto de proteção que pode causar mais problemas do que solução.

Publicidade

Segundo os pediatras, o uso de máscara pode fazer com que eles tenham dificuldades de respirar por ter vias aéreas menores, causando o risco de sufocamento. Além disso, pode causar até o estrangulamento dos bebês. A orientação expressa para os bebês menores de dois anos é que se evite ao máximo sair com eles de casa.

Publicidade

Já para crianças maiores de três anos, o uso é orientado em algumas situações bastante específicas. Nessa faixa etária as máscaras devem ser usadas quando a criança sai de casa e vai para locais movimentados como supermercados e farmácias.

Publicidade

A máscara se torna um item desnecessário quando elas ficam distantes mais de dois metros de outros pessoas, não brinquem em parquinhos e nem toquem em outros lugares. Lembrando ainda que a máscara não é necessária dentro de casa. Além de todos esses cuidados, a higiene das mãos e objetos de uso pessoal seguem sendo de fundamental importância.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .