in

Estudo revela se é verdade que o pé da mulher cresce durante a gravidez

Divulgação/Vixx

A maternidade é um momento muito especial, porém cercado de dúvidas e incertezas, principalmente se a mamãe for de primeira viagem. Vários sintomas costuma afligir as gestantes, entre eles as mudanças que ocorrem fisicamente, o aumento de peso, algumas costumam relatar que o nariz modifica o tamanho e também o pé é uma reclamação comum nas grávidas. 

Publicidade

O crescimento dos pés costuma ser uma reclamação frequente, e muitas pessoas acreditam que isso não passa de um mito. No entanto, o fato é bem verdadeiro. Isso mesmo, os pés nas mulheres podem mudar de tamanho durante o período, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

O estudo contou com a participação de 49 grávidas. Durante a pesquisa, elas tiveram os pés medidos no primeiro trimestre da gestação e, e depois, os números foram novamente comparados cinco meses depois delas darem à luz. A pesquisa concluiu que 70% das mulheres ficaram os pés mais largos e mais compridos.

Publicidade

Existe um motivo para que aconteça essa alteração no corpo. Conforme o levantamento realizado pela universidade americana, o fenômeno acontece porque as gestantes costuma ficar com o pé chato, nesse período da gravidez por causa da frouxidão das articulações gerada por alterações hormonais e também pelo aumento de peso, algo comum entre as mulheres que estão esperando um bebê.

Publicidade

Foi observado pelos estudiosos que a rigidez e a altura do arco da sola do pé sofreram diminuição entre as medições realizadas pelos especialistas. A diferença ficou entre 2 a 10 milímetros no comprimento. Isso pode equivaler a uma variação na numeração normal da mulher podendo fazer com que aumente um número a mais no calçado.

Publicidade

De acordo com os especialistas, o impacto supostamente aconteceria somente na primeira gestação e que as próximas gestações não seriam passíveis de sofrer impacto impactos na estrutura dos pés.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.